“O marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”, disse o American Marketing Association. Sendo assim, o marketing é uma ferramenta destinada a entender e atender as necessidades e desejos dos consumidores, não apenas vender algo.

Para que isso aconteça como previsto, o marketing trabalha sempre bem informado e alinhado aos avanços do mercado, ao desenvolvimento dos consumidores e possíveis inovações. Formando assim, uma série de estratégias, técnicas e práticas que tem objetivo de agregar valor ao cliente que tem um determinado público, denominado como público-alvo.

Qual o objetivo do marketing?

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing, o objetivo envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. É a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo um relacionamento com eles. E com isso, acarretando em: Maior número de vendas; fidelidade com clientes; aumento de visibilidade do cliente; gerenciamento de marca; boa relação entre consumidor e parceiros e engajamento dos colaboradores.

Quais são as vertentes do marketing?

Outbound Marketing – Conhecido também como marketing tradicional, com objetivo principal de atrair consumidores de maneira correta e estratégica, atuando através de telemarketing, e-mails, anúncios em revistas, outdoors, pop-ups em sites, rádios, TV, remarketing e assim por diante, que tem o objetivo de mostrar sua marca antes de tudo.

Inbound Marketing – O conjunto de técnicas desenvolvidas com o intuito de educar e criar um relacionamento online. Este método atrai os clientes e faz com que eles mesmos busquem pelas empresas e conteúdos ao invés de manter uma postura incisiva. E usando estratégias 100% online, oferecendo retornos mais rápidos e com custo inferior.

Marketing Digital – Ligado à tecnologia e utilizando dos seus benefícios. Conta também com canais de venda e divulgação diferentes, como: redes sociais, blogs, sites institucionais e e-mail marketing.

Marketing Direto – Um sistema interativo que utiliza uma ou mais mídias de propaganda para conquistar maior número de respostas. Ao utilizar informações precisas ao público-alvo, são criadas mensagens para os consumidores de maneira específica e direcionada. Para o sucesso dessa estratégia, é necessário identificar seu público alvo; decidir qual a melhor abordagem; escolher as ferramentas mais assertivas para a estratégia; aproveitar as oportunidades (assim como datas comemorativas).

Marketing Indireto – Conhecido também como Merchandising, é composto de formas para divulgar a marca, empresa, produto ou serviço com uma maneira mais sutil, promovendo anunciantes com destaques secundários, de forma subliminar e exposição mais ampla. Esse marketing, de forma estratégica faz com que as pessoas lembrem do anunciante por um longo prazo.

Assim, para que sua empresa tenha um bom desempenho através do Marketing, é necessário encontrar alguém que possa lhe ajudar e que saiba usar cada uma das vertentes, para assim, trazer resultados e grande visibilidade.