Você já deve ter ouvido alguém falando sobre Storyboard, mas você sabe o que é?

O storyboard é uma sequência de desenhos em quadros com rascunhos para exemplifica cada uma das cenas que vão acontecer no vídeo. Esse esboço é semelhante a uma história em quadrinhos porque o objetivo é elaborar e detalhar a sequência da narrativa, que foi definida no roteiro.

Essa técnica é originalmente usada em animações, filmes e jogos, mas por sua versatilidade, evolução e necessidade, foi aplicada também em projetos gráficos na publicidade e marketing. Isso porque, o storyboard pode ser usado para compor movimentação de filme, a cinemática de um jogo e até mesmo na demonstração de um usuário em um site ou aplicativo.

A produção dessa etapa dos projetos está sob responsabilidade da equipe de criação, pois eles devem estar totalmente focados e engajados para desenvolver uma sequência de cenas e ações de uma forma divertida, instigante e confortável visualmente para despertar o desejo do público.

Cada profissional recebe páginas do roteiro e um esboço das informações que precisam ser transmitidas por meio de ações, assim ele recebe dois documentos em mãos, podendo ver a sequências de cenas, colocando-as no papel e oferecer ao diretor um exemplo de como o vídeo deverá ser produzido. Uma animação da Pixar, por exemplo, possui mais de quatro mil quadros de desenhos de storyboard.

Essa é uma etapa exige muito trabalho, é complexa e fundamental na produção de um vídeo institucional. É algo que não pode ser pulado nem deixado em segundo plano. Então sempre que for produzir ou contratar uma produção de vídeo, certifique-se que o storyboard faz parte do processo criativo.