Por muitos anos o homem buscou achar cores para se expressar, assim como os lutadores e guerreiros antigos que faziam pinturas corporais que mostravam seu status e sua posição social. E é por isso que desde muito tempo as cores são usadas para representar um sentido ou situação.

Existem cores, portanto, que são inconfundíveis, assim como as expressões “roxo de raiva” ou “vermelho de vergonha” que muito já se deve ter ouvido falar. Isso tudo porque as cores exercem um papel psicológico importante na nossa vida, podendo estimular, acalmar ou até mesmo vender (que é o caso do seu uso na publicidade).

E é por isso que em cada anuncio ou propaganda, são horas de pesquisa e discussões até a decisão da cor correta que irá atingir o target da marca ou campanha. Então sempre que ver uma propaganda, não acredite que o diretor de criação tenha escolhido determinada cor por ser de seu agrado, mas sim por ter um significado.

Quer saber quais são eles? Então dá uma olhada:

VERMELHO: paixão, coragem, força, fartura, motivação e fama

ROSA: amor, doçura, felicidade, elevação, ternura e sedução

LARANJA: entusiasmo, exuberância, graça, interação, alegria e fascinação

VERDE: harmonia, recomeços, saúde, natureza, crescimento e prosperidade

AMARELO: otimismo, foco, comunicação, inspiração e fidelidade

DOURADO: riqueza, luxo, abundância, influência e sabedoria

AZUL: imaginação, calma, serenidade, relaxamento e compaixão

ROXO: paz, intuição, devoção, respeito, espiritualidade e confiabilidade

MARROM: praticidade, paciência, sólido, diligência e confiabilidade

PRETO: elegância, proteção, inteligência, sofisticação, força e astúcia

BRANCO: pureza, inocência, fé, benevolência, honestidade e graça

Agora que você já sabe o significado delas, dá uma olhadinha nas marcas que usam essa tática

Agora tudo faz sentido né?