Você sabe do que se trata funil de vendas e funil de marketing? Se a resposta for não, não se preocupe, pois grandes empresas que trabalham a anos no mercado não entendem essa diferença. Então continua lendo que nós vamos te explicar.

Esses dois conceitos são totalmente diferentes, mas mesmo assim estão ligados e interdependentes. Isso porque o time de marketing será responsável por criar as oportunidades de vendas por convertê-los em vendas.

Então, os planejamentos das equipes devem estar aliados, caminhando juntos para obter bons resultados, pois o Marketing terá o papel de otimizar o funil, tanto identificando oportunidades quanto gerar leads para que a equipe de vendas conquistar resultados mais expressivos.

Em muitos casos o marketing precisa nutrir o lead com conteúdos e informações até finalmente levá-lo ao vendedor, é por isso que o funil é bem mais específico do que pensamos.

Como é o funil de marketing:

O funil de marketing é responsável por visitantes e convertê-los em leads usando as estratégias de Inbound Marketing e esse processo é dividido em processos:

Topo do funil: onde se passa pela fase inicial que é o reconhecimento do problema ou dor, na qual o cliente apresenta suas dificuldades, mas não entende claramente qual é o seu problema ou necessidade, e será levado ao segundo passo que é o aprendizado ou busca de informações.

Meio do funil: o qual se inicia a fase de avaliação de alternativas, onde já se tem todas as informações necessárias para apresentar soluções ao cliente, no qual passará a avaliá-las.

Fundo do funil: Com base nas avaliações das opções, o cliente toma uma decisão referente ao produto, escolhendo o que melhor atende sua necessidade.

Como é o funil de vendas?

Já no funil de vendas, ao separar as suas vendas em etapas e mensurar o resultado em cada uma delas, você terá informações essenciais para a tomada de decisão e um redirecionamento mais eficiente das ações de marketing e os esforços de vendas. Sendo assim, as suas escolhas poderão ser melhores e tornará seu planejamento mais assertivo.

O funil é fundamental para a operação de vendas de qualquer empresa, pois haverá maior rentabilidade e seus vendedores terão mais foco e agilidade para identificar as melhores oportunidades a sua frente, já que sua equipe estará mais preparada e bem estruturada.

Então, ao construir um funil de vendas, ajudará a controlar suas vendas, dar um atendimento mais personalizado aos leads, aumentar as taxas de conversão, analisar o desempenho da equipe, tomar decisões mais assertivas, melhorar a produtividade de vendas e fechar um maior número de vendas.

Então para que sua empresa seja bem estruturada e tenha maior rentabilidade, é essencial fazer com que esses dois funis andem juntos, e nós estamos aqui para te ajudar a fazer esse equilíbrio e atingir o sucesso.