Você já deve ter escutado em vários lugares sobre branding, que se trata da gestão de uma marca e todo o trabalho feito para seu reconhecimento e aceitabilidade perante ao mercado. Mas, você já ouviu falar de “co-branding”?

O termo “co-branding” se resume em uma parceria estratégica entre duas ou mais marcas, diferentes de produtos e serviços, que se unem em uma ação conjunta ou para promover um único produto e serviço. Normalmente são marcas reconhecidas no mercado, que se associam para melhorar ainda mais seu reconhecimento e conquistar o público-alvo.

Nestas parcerias, existem vários tipos diferentes de ações que podem ser classificadas como co-branding, mas a mais comum entre o mercado é quando duas organizações se unem criando um novo produto ou juntando dois produtos diferentes, um de cada marca, em um mesmo pacote.

Mesmo que a proposta da ação seja promover a marca, há grandes riscos em sua natureza de associar-se a outra marca. Dependendo do caso, pode haver um conflito entre as imagens das empresas envolvidas, o que pode acabar gerando prejuízos para uma ou ambas as partes.

Então confira algumas campanhas que deram certo:

OMO e Comfort

A Unilever decidiu unir duas de suas grandes marcas, OMO sabão em pó e Comfort, amaciante para roupas, se juntaram para oferecer uma solução mais completa ao consumidor. O resultado, é claro, foi um sucesso de vendas e uma linha inteira de novos produtos.

Bauducco e Ovomaltine

A Bauducco se uniu ao Ovomaltine para lançar um novo wafer. Além da novidade nos supermercados, as marcas lançaram uma campanha online com a hashtag #NãoTemComoDarRuim e o resultado não poderia ser diferente, o número de vendas foi enorme!

GoPro e Red Bull: Stratos

As marcas GoPro e Red Bull foram um exemplo de que as empresas com serviços distintos podem sim se ajudar. Mesmo que os serviços sejam totalmente diferentes, ambas têm uma presença muito forte no mercado, e usaram isso para afinidade para fazer uma ação muito inteligente: as marcas se uniram para patrocinar um basejump a aproximadamente 38 km de altitude.

Esses são alguns dos cases de sucesso que contaram com o co-branding. Quer ter esse mesmo sucesso? Então entre no nosso site e confira como podemos te ajudar a atingir esse sucesso.