Já falamos sobre o que é motion graphics e você já está familiarizado com o assunto, agora vamos falar das tendências que estão por vir nesse meio.

Logos flexíveis – As marcas estão criando logos cada vez mais flexíveis, que conseguem se encaixar a diferentes formas e tamanhos, além de diferentes cores e composições em artes, produtos e anúncios. Isso porque um logo que consiga se adaptar facilmente tem mais chances de ter sucesso e reconhecimento, assim como os Doodles do Google, que todos os dias representa a marca de uma forma diferente, e ainda sim mantém a sua personalidade.


Assimetria – Essa técnica conta com a criação e composição assimétricas de uma arte, fazendo com que ela fique harmônica e bonita. É construído a traves da distribuição dos elementos da arte de uma maneira desigual e movimentada, dominando o direcionamento do olhar do leitor.

Cores vivas e brilhantes – As cores cheias de energias estão em alta. Essas cores saturadas geram reações positivas. E se bem usadas, captam nosso foco mais rapidamente do que outras cores mais neutras e pastéis. Mas todo cuidado é pouco quando se trata dessas cores vivas.

Paletas em gradientes e transição de cores (duo-tone) – As cores em gradiente vieram com força alguns anos atrás e continua. Além dessas transições de cores serem vistas em ilustrações, também estão sendo usadas em logos de grandes empresas com a técnica duo-tone, que é a criação usando dois tons da mesma cor, e usa-se a sobreposição de uma cor contrastante em relação a outra cor.

Fontes grandes e ousadas – Já percebemos que as tipografias estão ficando mais ousadas e em muitos casos substituindo o uso de imagens, que passaram de principais para detalhes que dão um charme a mais na fonte propriamente dita.

Ilustração Vintage e minimalista – Uma tendência que vai vir com tudo é as ilustrações minimalistas, com textura granulada, tons gradientes e formatos abstratos

Composição com forme geométricas – O uso de formas geométricas está cada vez mais popular e se forem bem organizadas e usadas, elas darão a sensação de ordem e ajudará visualmente sua arte com um contexto.

Sobreposição de elementos – Uma prática muito usada é a combinação com sobreposição de elementos com textos, fotos e diferentes tipos de tipografia. Essa composição é usada para fugir da normalidade, criando um layout exclusivo da marca.